sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Túnica Lilás

Como prometido, aqui fica a foto da minha túnica lilás.
Fiz também uma fita para o cabelo a condizer, a qual irá dar-me um jeito enorme no Verão, pois tenho o cabelo bastante comprido. Embora a fita não tenha ficado muito perfeita, vou apostar na ideia e fazer uma nova, já que me sobrou um bocadito de tecido.

Originalmente, a túnica era para ser mais larga, tipo kimono, mas o pessoal (marido e mãe) acharam que eu parecia (literalmente) a cruzeta da túnica ;)
Como tal, optei por apertá-la e cintá-la. Apliquei-lhe um elástico de 3cm para dar o efeito de rufado na cintura.
O decote é que me deu um trabalhão a fazer... fiz-lhe um decote "à barco", recto nas costas e com uma ligeira curvatura à frente. Tive que o desfazer à frente umas quantas vezes.
Apliquei também uns botões nos ombros e tenho ainda mais 4, que eram para ser aplicados na frente, mas não me está a agradar a aparência. Acho que os vou retirar. Que dizem?
Utilizei as técnicas costuras francesas e baínhas invisíveis (feitas à mão), muito bem ilustradas no blog da Ana Carina. Fica aqui o meu agradecimento à Ana Carina por partilhar estas dicas: obrigada!!!

As principais dificuldades prenderam-se com o facto de se tratar de um tecido muito fino e também da minha pouca experiência. A parte mais trabalhosa foi a das costuras invisíveis feitas manualmente, mas modéstia à parte, acho que foi a que correu melhor, já que experiência em baínhas já a tinha há muito. Nos naprons que fiz em ponto de cruz, cosi imensas baínhas invisíveis.
Para a próxima irá correr melhor, certamente, até porque comprei agulhas apropriadas para estes tipos de tecidos. É que as agulhas para todo o propósito marcam bastante o tecido e comprei umas específicas para tecidos finos, malhas e licras.
Para finalizar, saliento que este retalhito custou-me 1,70€ na Feira dos Tecidos (naqueles caixotes fantásticos), portanto com as linhas e o elástico, ficou-me esta túnica por menos que 3€.
Tenham uma semana fantástica!!!
Bjs.

5 comentários:

Catarina disse...

a tunica ficou mt gira. Parabéns!

Ana's Closet disse...

UAU! Ficou muito giro! o tecido é lindíssimo (cliquei na imagem para ver grande!) com aqueles prateados!
Eu não punha mais nada, o tecido faz vista por si só!

Parabéns!

Beijinhos

Eden disse...

Olá Catarina e Ana.
Obrigada pelos vossos comentários.
Vou remover os botões e irei colocar uma foto nova da túnica. Concordo contigo Ana. O tecido por si só já faz vista, se lhe coloco mais os botões, fica tipo árvore de Natal.
Bjs e obrigada pela dica.

Ana Carina disse...

Ola Eden...

(uff! Finalmente tive tempo de deixar comentário!)

A túnica ficou linda! Adorei esta tua primeira peça de roupa. Para além da cor e dos brilhos prateados (que já deves saber que adoro), gosto muito do fransido na cintura e considero uma excelente solução...cintá-la!

A ideia da fita é excelente...também pensei fazer o mesmo com o tecido da minha túnica, mas ainda não tive tempo, mas tb pouco uso darei.

Eu é que agradeço e fico muito contente que as dicas que escrevo no blog sejam úteis tais como foram para ti. Obrigado.

MUITOS PARABÉNS Pelo teu trabalho!

Beijinhos

Eden disse...

Olá Ana Carina.
Obrigada pelo teu comentário tão gentil.
Nem imaginas a luta que a túnica me deu. Esta foto ainda não é da versão final, pois já lhe retirei os botões, mas ainda não tive tempo para colocar uma foto mais recente.
A fita é sempre útil, nem que seja para uma ida à praia :)
Beijinhos.